SELO PORTARIA 230/2021

1024 464 Primi

O Selo de conformidade indica que o produto está dentro dos critérios estabelecidos pelos organismos responsáveis garantindo maior segurança.

Confira os itens de segurança do novo selo de conformidade para o extintor manutenção pela Portaria 230/2021

Substrato resistente a intempéries e remoção fraudulenta

(ABNT NBR 15368:2016; item 2.40 e 2.41)

Os selos aplicados aos extintores suportam exposição solar, intempéries climáticas, umidade, alta salinidade, poluição urbana e industrial, apresentam alta resistência mecânica, estabilidade dimensional, sem perder as características de segurança e de rastreabilidade.
Dispositivo de destruição que na tentativa de remoção, tanto química como mecânica, por aquecimento ou por resfriamento inviabiliza reutilização do selo.


Impressão degradê em offset com efeito íris de máquina

(ABNT NBR 15368:2016; item 2.14)

Fundos de segurança impressos em degradê com mudança de cor contínua e suave, resultado visual da intersecção de duas cores (Pantone 1235 e Pantone 318). Sem apresentar interrupções ou retículas (pontos). Esta técnica é obtida através da mistura de tintas durante o processo de impressão offset.


Fundos de segurança anti cópia

Norma ABNT NBR 15368:2016; item 2.31, 2.31.2 e 2.31.5

Fundo de segurança anti cópia impresso SEM a utilização de retículas tradicionais de pontos, cuja imagem de primeiro plano é formada por uma combinação de microimagens ou linhas, que se deformam individualmente impossibilitando a cópia por scanner e sua reprodução fraudulenta.

Os fundos falsos são com pouca nitidez e apresentam pontilhamento (retícula) de fácil percepção.


Holografia de alta segurança de uso exclusivo

(ABNT NBR 15368:2016; item 2.33.12)

O holograma presente no selo é exclusivo e fornecido por empresa especializada em segurança fiduciária, apresentando efeitos ópticos complexos como alternância de cores, linhas brilhantes etc.

A numeração no holograma é única e serve para o controle de rastreabilidade.

Holograma de alta segurança, apresentando efeitos ópticos complexos:

1. Alternância de imagem em cores

A palavra INMETRO alterna para SEGURANÇA através de transição gradual e colorida.

2. Microtexto

Os locais indicados apresentam o microtexto INMETRO, independente do ângulo de visualização.

3. Movimentação Linear de cor

A palavra INMETRO apresenta movimentação linear de cor e brilho ressaltado.

4. Fundo não difrativo

O Fundo com baixa reflexão e pouca interferência na luz, criando ilusão ótica de profundidade, que facilita a identificação do logo do Inmetro e dos demais elementos de segurança.

5. Microletras em foil desmetalizado

Microletras, linhas e figuras diminutas em foil desmetalizado.

Impressão opticamente variável anti cópia

(ABNT NBR 15368:2016; item 2.76.12 e 2.76.18)

Impressão serigráfica no selo de tinta cujo pigmento produz efeitos brilhantes e cintilantes em função da mudança de ângulo de visualização. É um item de fácil visualização e reconhecimento por qualquer pessoa e impossibilita cópias por scanner.


Imagem oculta para rastreabilidade pericial

(Norma ABNT NBR 15368:2016; item 2.37)

Elementos gráficos ocultos nos fundos, em linhas e em micro letras, que não podem ser visualizados a olho nu, nem com lentes de aumento. Somente através do uso de dispositivo de decodificação para laudo pericial.


Fundos visíveis à luz ultravioleta

(ABNT NBR 15368:2016; item 2.76.5)

Impressão em local registrado, de fundos numismáticos e de rosetas em tinta incolor invisível a olho nu, apresentando luminescência sobre a incidência de Luz UV 365 nm.


Sistema de segurança e controle de produção

Produzido em ambiente certificado pela norma ABNT NBR 15540 – Tecnologia gráfica – Análise de um sistema de segurança – Requisitos

A produção dos selos ocorre através processos em conformidade com ABNT NBR 15540, garantindo a segurança durante o processo de fabricação, de forma que nenhum selo fabricado seja desviado por funcionários ou qualquer outra pessoa que tenha acesso às instalações fabris, bem como garantia a segurança durante o transporte para entrega dos selos.