CAMINHÕES DE CARGA CIRCULAM IRREGULARMENTE

      1024 467 Primi

      IMPORTÂNCIA DAS CERTIFICAÇÕES NO TRANSPORTE DE PRODUTOS PERIGOSOS

      Em reportagem exclusiva do Fantástico nesse domingo, dia 06/12, foi noticiado sobre os caminhoneiros e transportadoras que burlam as normas de segurança para aumentar a capacidade de transporte de carga.

      De acordo com o Denatran é classificada como infração grave, circular com o quarto eixo do caminhão. Sendo passível a multa e retenção do veículo caso a irregularidade seja identificada.

      Levando em consideração a importância da regularização dos transportes de cargas perigosas, separamos algumas informações importantes para alertar o consumidor sobre a importância de identificar as empresas que realizam a inspeção corretamente.

      Os responsáveis pelo serviço devem se atentar à realização da inspeção periódica e fiscalização dos veículos utilizados no transporte rodoviário de produtos perigosos. Qualquer irregularidade constatada na inspeção, deve ser devidamente corrigida e o veículo deve ser submetido a uma nova inspeção para que o Certificado correspondente seja emitido.

      Os documentos que atestam que os veículos passaram pela inspeção e estão aptos para circular são: CIV – Certificado de Inspeção Veicular e o CIPP – Certificado de Inspeção para transporte de Produtos perigosos. Entenda as diferenças dos certificados e quais itens são avaliados:

      O Certificado de Inspeção Veicular – CIV é exigido para os veículos rodoviários destinados ao transporte de produtos perigosos que foram aprovados na inspeção periódica. Alguns dos itens analisados para adquirir o certificado são:

      • Eixos;
      • Equipamentos de segurança;
      • Rodas;
      • Pneus;
      • Sistema direcional;
      • Sistema de freios, dentre outros itens de segurança.
      Certificado de Inspeção Veicular – CIV

      Os responsáveis pela emissão do CIV são os Organismos de Inspeção Veicular – OIVA acreditados pelo Inmetro.

      O que difere CIPP – Certificado de Inspeção para o transporte de Produtos perigosos do CIV é a forma como a carga é transportada. O CIPP é válido para o transporte de produto perigoso a granel, tipo: combustíveis, produtos corrosivos, GLP (gás de cozinha), etc.

      Alguns dos itens analisados para adquirir o certificado são:

      • Condições do tanque;
      • Os elementos de fixação;
      • As tampas e válvulas e outros itens de segurança.
      Certificado de Inspeção para Transporte de Produtos perigosos – CIPP

      Os responsáveis pela emissão do CIPP são os Organismos de Inspeção em Produtos Perigosos – OIPP acreditados pelo Inmetro.

      Agora que você já sabe sobre os itens que compõem uma inspeção de qualidade, fique atento às empresas que realizam os serviços. Você sabia que o aplicativo Selo Inteligente pode te ajudar no momento de identificar as empresas que trabalham corretamente? É muito simples. Baixe o aplicativo, selecione a categoria certificados e em seguida escolha o certificado correspondente à inspeção. Baixar aplicativo.

      Gostou da dica? Compartilhe e nos ajude a combater as irregularidades do mercado.

      Clique aqui e confira a notícia completa.